Serviço de testes para diagnóstico de Covid-19 já está disponível na UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/04/2020 | Editado em 07/05/2020

São oferecidos dois testes: o RT-PCR, que identifica a presença do novo coronavírus, e IgG e IgM, que detectam a presença de anticorpos para esse vírus.

A Universidade de Caxias do Sul, através do Instituto de Pesquisas em Saúde e a parceria do Centro de Saúde Digital e do  Centro Clínico da UCS coloca à disposição da comunidade mais um serviço para fazer o enfrentamento da Covid-19.Sob o acompanhamento do Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS, especialistas na área de Virologia e Imunidade realizam testagem de amostras para verificar infecção pelo vírus ou, a partir da avaliação de anticorpos, para indicar se o organismo já esteve em contato com o novo coronavírus.

A solicitação do serviço pode feita por pessoas, de forma particular, por hospitais ou por operadoras dos Planos de Saúde conveniados com a Universidade para essa finalidade específica.

Para a oferta de mais esse serviço, a estrutura de excelência na área da Saúde da UCS está mobilizada na união de esforços que visam garantir agilidade na atuação com os casos suspeitos e confiança com relação aos casos diagnosticados.

Como solicitar o serviço

Funcionando, das 7h30min às 10h e das 13h30min às 16h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), o serviço é realizado no Centro Clínico da UCS (CECLIN) no Campus-Sede da UCS (prédio localizado na rótula principal de acesso ao Campus). Para fazer o exame, o paciente deve se apresentar com a sua máscara facial.

A marcação do horário para a realização do teste deve ser feita, no horário de funcionamento do serviço pelo Telefone e WhatsApp (54) 99909 0018.

Entre em contato com o Serviço de Telemedicina do Centro de Saúde Digital para receber orientações sobre qual dos dois testes é o mais indicado no seu caso.

No caso de atendimento particular, os  testes serão feitos mediante o pagamento de:  R$ 250, 00 (RT-PCR) e R$ 220,00 (Anticorpos IgG e IgM )

RT-PCR – Teste padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19.

Objetivo: identificar a presença do vírus em secreção nasal ou orofaríngea.
Indicação: para pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 ( tosse,falta de ar, febre, diarreia, dores musculares, coriza, dor de cabeça e/ou perda do olfato). Este teste não é indicado para pessoas assintomáticas.
Material de coleta: uso de cotonete para coleta de secreção do nariz e boca.
Tempo para coleta: a partir de 48 horas do início dos sintomas.
Tempo de demora dos exames: de 2 a 3 dias úteis.

Testes Sorológicos IgG/IgM – Detecção de anticorpos para o novo coronavírus.

Objetivo: identificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de contato prévio (IgG) com SARS-CoV-2.
Indicação: para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias, sem ter coletado exame prévio, ou que tenham resultado de RT-PCR negativo.
Material de coleta: retirada de 4 ml de sangue.
Tempo para coleta: a partir de 7 dias do início dos sintomas.
Tempo de demora dos exames: 2 dias úteis.

Devolutiva dos Testes – Os resultados dos testes serão encaminhados de maneira personalizada. O especialista fará uma correlação do resultado final com os sintomas e as doenças associadas da pessoa.

Os suspeitos ou com resultado de Covid-19 positivo serão encaminhados para o telemonitoramento pelo Centro de Saúde Digital da UCS.

Foto: André Streck